10 Melhores Ideias de Negócios Online para 2022

Atualizado: 13 de Dez de 2021

Ideias totalmente Online e de Baixo Custo


As melhores ideias para negócios online nascem da mistura entre paixão, habilidade s pensamento estratégico, junto com o timing correto.


O cenário das empresas está mudando cada vez mais rápido, e isso está obrigando as empresas migrarem para o digital. Na verdade, com o surgimento da Covid-19 e o distanciamento social, o crescimento das compras online cresceu o esperado para 5 anos em apenas 1 ano.


É por isso que muitas das ideias para pequenos negócios neste artigo são negócios online de baixo custo que você pode iniciar de casa ou de qualquer lugar que quiser.


Neste guia, cobriremos várias ideias de pequenas empresas para ajudá-lo a começar a fazer um brainstorming para seu empreendimento. Se você deseja iniciar um trabalho em tempo parcial para complementar sua renda ou em tempo integral para virar seu novo trabalho, este guia é para você.


Segue abaixo as melhores ideias para pequenas empresas e negócios online:


COMEÇE UM BLOG LUCRATIVO


Quando você inicia um negócio online de baixo custo, provavelmente está vendendo uma das três coisas:

  • Seu tempo (coaching, consultoria, freelancer).

  • Seus próprios produtos (comércio, loja online).

  • Produtos de outra pessoa (marketing de afiliados ou anúncios).

Com um blog, você pode vender tudo isso em um site e ganhar mais dinheiro com qualquer idea de negócio online de baixo custo que exista.


Por exemplo, assim que começar seu blog, você pode vender serviços de consultoria, e assim que conseguir mais trágego, adicionar recursos digitais para vender em seu blog.


Você pode se inscrever em programas de afiliado, e recomendar para seus leitores para conseguir lucrar bastante.


Atualmente existem centenas de programas de afiliados disponíveis.


E como começar?


Primeiro, você precisa rejeitar conselhos comuns de blog e aprender a fazer um blog como um negócio desde o primeiro dia.


Um monte de conselhos comuns de blogueiros de sucesso (que começaram há mais de 5 anos) é "escrever sobre suas paixões" para que você possa ter uma renda decente em alguns anos.


Nunca gostei muito deste tipo de conselho. Na verdade, o conceito faz sentido, porém nunca ninguém da uma orientação técnica do passo a passo sobre como crescer seu blog do zero.


O motivo pelo qual comecei este blog foi para provar que a maioria dos conselhos sobre blogs estão desatualizados e que você pode ganhar muito dinheiro em meses, não em anos.


Você só precisa tratar seu blog como um negócio.


Como?


Escolher o nicho do seu blog, não baseado em sua paixão, porém em algum assunto que lhe possa rendar uma boa renda. Hoje em dia assuntos como investimentos, renda passiva, desenvolvimento pessoal são os que mais trazem retorno.

Escolha seu nome de domínio e configure hospedagem na web em empresas como a Wix.

Aprenda sobre as ferramentas de SEO e realize pesquisas de palavras-chave para gerar tráfego para seu site, ajudando na classificação de seu conteúdo.


Rentabilize o seu blog com as tácticas de marketing de afiliado, AdSense e publicidade.


Criar um blog é a melhor ideia de negócio de baixo risco e alta recompensa e minha escolha preferida.

Com uma baixa barreira de entrada e altos lucros, é uma ótima ideia, trabalhando para ser um complemento de sua renda, ou até mesmo trabalhando em tempo integral em casa.


CURSOS ONLINE E COACHING


Ficou mais fácil compartilhar seu conhecimento ou experiência por meio de plataformas de cursos online. Se você for um especialista e, algum assunto ou apaixonado por algo, poderá convertê-lo em uma renda através da internet.


Ofereça aulas de coaching online para alunos, construa uma comunidade para ajudar enquanto constrói seu negócio.

Você pode ter uma página do Facebook ou até mesmo um podcast onde você pode alcançar pessoas que procuram aulas de coaching online. Todos esses modelos de negócios baseados em coaching e treinamento podem ser feitos a um custo baixo e em casa.


Existem também várias plataformas online, como o Samba Play que podem ajudá-lo a começar rapidamente. Você pode se registrar nessas plataformas e começar a dar aulas imediatamente.


COMEÇE UM E-COMMERCE


Com a pandemia acelerando o e-commerce nos últimos anos, os varejistas estão migrando para o online mais rápido do que nunca.


Com o e-commerce, existem vários caminhos que você pode seguir.


Você pode vender seus produtos em sites já bem estabelecidos como Amazon, Shopee e Mercado Livre, fazer dropshipping, ou fabricar seus próprios produtos e vendê-los em seu próprio site.


Dropshipping é uma boa opção para iniciantes, pois você não precisa ter estoque, enviá-los você mesmo ou ter uma loja real.


Dropshipping é um processo em que varejistas online publicam produtos de atacadistas, mas os fornecedores de dropshipping gerenciam todo o envio. O varejista só precisa gerar pedidos online e enviar as informações de envio ao atacadista.

Aqui está uma análise de como funciona o dropshipping:

Para obter uma lista de ideias de negócios em dropshipping, primeiro você precisa fazer uma pesquisa de mercado e identificar os produtos com alta demanda. Você também pode verificar os produtos mais vendidos em sites como Amazon e Google Shopping para ter ideias.


Se você deseja construir um site para fazer isso, existem alguns caminhos que você pode seguir. Se você está começando do zero, recomendo que comece criando um site Wix.

Vender produtos online é um processo simples:

  • Escolha sua plataforma de e-commerce.

  • Faça upload ou adicione informações do produto à sua loja.

  • Escolha um tema e crie suas páginas da web.

  • Defina as configurações de impostos e frete.

  • Teste a funcionalidade do carrinho de compras e faça as verificações finais do controle de qualidade.

  • Lance seu site.

Embora seja fácil lançar um site de e-commerce, o desafio passa a ser como obter o tráfego do site.


COMEÇE UM PODCAST


O podcasting está testemunhando uma ascensão meteórica.


No Brasil apenas 8% da população ouve Podcasts em 2021.

Para se ter uma ideia, em 2006, apenas 22% dos adultos nos EUA ouviam podcasts. Agora esse número está acima de 75%.


Ou seja, o mercado brasileiro de podcasts só tende a crescer, muito.

E você também pode ganhar muito dinheiro. Veja por exemplo o Primocast e o Flow Podcast que já recebem milhões de reais.


Então, como você começa o seu?


O primeiro passo é planejar seus episódios de podcast e obter seu software e equipamento.

Em seguida, você precisa se inscrever para hospedagem de podcast. Um host de podcast é um serviço que armazena seus arquivos de áudio e os distribui para as principais redes de podcast como iTunes, Spotify, etc.


Depois é só começar a gravar.


SEJA UM DESIGNER GRÁFICO


As empresas estão sempre em busca de designers gráficos para ajudá-las com sua imagem de marca.

Desde a criação de material de marketing, como banners, pôsteres e logotipos, até a criação de páginas de destino e sites, as oportunidades são vastas.


Você pode lançar suas habilidades de design para proprietários de pequenas empresas ou indivíduos para iniciar seu próprio negócio. Os designers gráficos também podem ingressar em sites de freelance como Workana e GetNinjas para encontrar trabalhos relevantes.


Se você tiver conhecimento prévio neste campo, conseguir novos clientes deve ser relativamente fácil. No entanto, aprender o básico do design gráfico do zero também é simples, com muitos cursos e tutoriais online disponíveis.

Primeiro, você utiliza um software de design gráfico como Adobe InDesign ou Photoshop para aprender os fundamentos do design gráfico.


Como alternativa, você pode usar outras ferramentas on-line fáceis de usar, como o Canva, para aprimorar ainda mais suas habilidades de design gráfico.


SEJA UM DESENVOLVEDOR WEB


Existem mais de 4 bilhões de usuários de Internet no mundo e 6 em cada 10 pequenas empresas têm um site. O desenvolvimento front-end de web é uma habilidade valiosa para atender à crescente demanda de lançamento de novos sites.


Você pode começar desenvolvendo sites para seus amigos e familiares aprimorarem suas habilidades. Embora existam muitos construtores de sites (como o Wix) que podem ajudar as pequenas empresas a criar seus próprios sites, os desenvolvedores são necessários para trabalhos mais personalizados (e as novas empresas estão sempre procurando por desenvolvedores eficientes a preços econômicos).


Você pode dar o pontapé inicial em sua carreira oferecendo preços competitivos para seus serviços e, em seguida, lentamente transformá-lo em um plano de negócios mais lucrativo, solidificando seu portfólio.


Todo desenvolvedor web deve ter habilidades básicas de codificação em linguagens de computador como HTML, CSS e JavaScript. Existem vários cursos online gratuitos ou baratos que podem ajudá-lo a aprender a codificar e começar a desenvolver web.


SEJA UM INFLENCIADOR


Com o surgimento das mídias sociais, como o Instagram, os consumidores estão cada vez mais se voltando para influenciadores de nicho para obter conselhos sobre produtos.


A verdade é que a maioria dos influenciadores tem dificuldade em influenciar as decisões de compra. Claro, gostamos de olhar suas fotos, mas vamos realmente comprar um produto que eles recomendam? Na maioria das vezes, não.


É por isso que você deve atender a uma comunidade pequena e engajada. Não se trata apenas de contagem de seguidores, mas de engajamento.


Primeiro, você deve escolher o seu nicho. Pode ser qualquer coisa, desde gadgets de tecnologia e marketing até conteúdos de beleza ou fitness. Certifique-se de selecionar um nicho pelo qual você tem paixão e que consegue criar muito conteúdo.


Em seguida, você precisa construir uma base sólida de seguidores no Instagram, postando conteúdo interessante e discutindo coisas úteis que são relevantes para o seu público-alvo.


Existem muitas ferramentas de marketing de mídia social para ajudá-lo a agendar postagens com antecedência, para que você não tenha dificuldades para criar novas postagens.


Depois de construir uma base de seguidores forte, você pode ser pago para promover produtos por meio de conteúdo patrocinado.


Exige muito esforço e nem todos podem ser influenciadores.


Mas pessoas com as habilidades de marketing certas, know-how (e milhares de seguidores no Instagram) podem ganhar de R$ 1000 a R$ 10.000 por postagem. E se puder publicar alguns posts patrocinados por semana, pode ser um negócio lucrativo.


VENDER CAPINHAS DE CELULAR PERSONALIZADAS


Existem mais de 2,5 bilhões de usuários de smartphones no mundo, e o número está aumentando a cada dia. Só no Brasil são mais de 110 milhões.


Como quase todo mundo tem um smartphone, as capas para smartphone são um dos acessórios de celular mais vendidos. Como resultado, alguns vendedores de capinhas podem obter receitas de 6 ou 7 dígitos.


Ao projetar suas capinhas, escolha designs exclusivos que atendam a um público específico.


Você precisa ser criativo e inovador para criar uma coleção de capas de smartphone que seu público compraria.


A ideia é encontrar seu próprio nicho exclusivo.


Você pode listar facilmente sua coleção de novos produtos em gigantes do comércio eletrônico como Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas. Depois de começar a ganhar algum dinheiro, você deve começar a lançar seu próprio site de e-commerce em uma plataforma como o Shopify (por exemplo) para melhorar suas margens de lucro.


MARKETING DE AFILIADOS


Esse muito provavelmente você já ouviu falar. Está na moda há algum tempo.


Quando alguém pergunta como ganhar dinheiro passivo online, muitas pessoas imaginam automaticamente o marketing de afiliados. As marcas que desejam vender produtos online criam novos programas de afiliados e permitem que os afiliados (influenciadores, editores e blogueiros) promovam seus produtos e ganhem comissões.


Em termos simples, é um modelo de negócio comprovado, onde blogueiros e influenciadores recomendam serviços ou produtos de que gostam ou consideram úteis e ganham uma porcentagem do lucro para cada venda que se segue. É uma ótima forma de renda passiva e o modelo de negócio perfeito para youtubers, influenciadores, blogueiros.


Aqui está um resumo de como funciona o marketing de afiliados:



Para começar, registre-se em redes como Hotmart, Eduzz, Amazon Associados, ou Monetizze para começar a ganhar dinheiro com o tipo de conteúdo que está sendo publicado no site. A receita crescerá gradualmente junto com o crescimento do seu site - o céu é o limite aqui.


ASSISTENTE VIRTUAL


Você pode usar suas excelentes habilidades organizacionais para iniciar seu negócio e criar um fluxo extra de receita como assistente virtual.


Assistentes virtuais (VAs) estão em alta demanda por empresas, freelancers e todos os tipos de negócios.


É também uma excelente oportunidade para conhecer pessoas de sucesso e influentes em diferentes áreas de trabalho para construir sua rede profissional e aprender com especialistas. Ao mesmo tempo, também oferece a oportunidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo enquanto desenvolve suas habilidades profissionais.


Embora seja normalmente um negócio doméstico com baixos salários, pode aprimorar suas habilidades digitais e ser o primeiro passo para começar uma carreira de freelancer mais lucrativa.


As pessoas estão sempre procurando assistentes virtuais em sites de empregos freelance como o Workana ou GetNinjas.